Conectar as três margens do Atlântico por meio da arte e da criação
Nova iniciativa da Embaixada da França no Brasil, a Villa Fatumbi é, ao mesmo tempo, um programa de residências artísticas, um espaço de intercâmbio cultural e um ponto de encontro para as artes e as ideias.
Criada pela Embaixada da França no Brasil em 2025, a Villa Fatumbi é o novo programa de cooperação cultural que conecta artistas, instituições, festivais e estruturas culturais na França, no Brasil e também na África.
Pensado como uma nova interface para o diálogo entre culturas e artes, o programa se inspira em modelos já existentes na diplomacia francesa, como a Villa Swagatam, na Índia, ou a Villa Albertine, nos Estados Unidos. No entanto, a Villa Fatumbi se destaca pelo seu modelo inovador e adaptável de rede-arquipélago: um espaço comum de diálogo no qual cada membro da Villa Fatumbi é autônomo e independente, ao mesmo tempo em que compartilha valores e uma visão comuns.
Esse programa de cooperação cultural propõe também um modelo inédito de intercâmbio entre a França, o Brasil e a África (Benim e Costa do Marfim), com o objetivo de promover a criação contemporânea e o desenvolvimento da economia criativa.


Inspirada no legado do fotógrafo francês Pierre Fatumbi Verger, reafirma a ambição de fortalecer os laços culturais entre a França, o Brasil e a África.
O programa Villa Fatumbi se dirige a artistas, profissionais das indústrias criativas, instituições, estruturas culturais e festivais dos três continentes que desejam estabelecer diálogos artísticos, realizar coproduções internacionais e promover eventos culturais em diferentes formatos e dimensões.
Esse novo dispositivo, ambicioso e horizontal, já conta com 25 membros — entre residências e instituições culturais — distribuídos em diversas cidades. No Brasil, estão presentes no Rio de Janeiro, Manaus, Salvador, Belém e São Paulo. Na França, participam as cidades de Lyon, La Rochelle e Nice. Já na África, a rede inclui Cotonou, no Benim, e Abidjan, na Costa do Marfim.
A Villa Fatumbi leva o nome do fotógrafo e pesquisador Pierre Fatumbi Verger, figura emblemática do diálogo entre as culturas europeias e afro-atlânticas. Ao longo de sua vida, o artista criou um vínculo profundo entre a França, o Brasil e a África, com destaque para sua relação especial com o Benim.
Rio de Janeiro
Manaus
Salvador
São Paulo
Lyon
La Rochelle
Nice
Cotonou
Abidjan
Rémire Montjoly
Cancale
Marseille
Nantes
A quem se destina o programa
Membros da Villa Fatumbi
Editais e oportunidades
A missão da Villa Fatumbi?
Impulsionar a cooperação cultural transatlântica
A Villa Fatumbi entende impulsionar a cooperação cultural transatlântica por meio de valores chaves como o diálogo (o outro como fonte de enriquecimento e construção mútua), a transmissão (troca de saberes e experiências) ou ainda a diversidade cultural (reconhecimento da pluralidade das culturas e das artes).
- 1
Incentivar a criação artística
Criar as melhores condições para que artistas possam desenvolver seus projetos, por meio de uma rede de residências artísticas distribuídas entre o Brasil, a África e a França.
- 2
Estimular cocriações e coproduções internacionais
Promover encontros e colaborações entre profissionais das indústrias culturais e criativas, além de oferecer ações de formação e acompanhamento profissional para fortalecer os ecossistemas culturais locais.
- 3
Fortalecer a circulação das obras
Apoiar a difusão de obras e ideias entre os diferentes territórios envolvidos, ampliando o alcance dos projetos artísticos e culturais.
perguntas frequentes
Formulário de interesse
Aviso legal: As informações disponibilizadas neste site são de responsabilidade exclusiva da Embaixada da França no Brasil. Os dados e conteúdos fornecidos por parceiros institucionais foram transmitidos com o seu devido consentimento e autorização. A Embaixada compromete-se a respeitar a veracidade das informações divulgadas e a garantir a conformidade com as normas de proteção de dados aplicáveis.
Embaixada da França no Brasil
SES, Av. das Nações, Quadra 801, Lote 04, Setor de Embaixadas Sul, Brasília – DF, 70404-900.