Conectar as três margens do Atlântico por meio da arte e da criação

Nova iniciativa da Embaixada da França no Brasil, a Villa Fatumbi é, ao mesmo tempo, um programa de residências artísticas, um espaço de intercâmbio cultural e um ponto de encontro para as artes e as ideias.

Criada pela Embaixada da França no Brasil em 2025, a Villa Fatumbi é o novo programa de cooperação cultural que conecta artistas, instituições, festivais e estruturas culturais na França, no Brasil e também na África.

Pensado como uma nova interface para o diálogo entre culturas e artes, o programa se inspira em modelos já existentes na diplomacia francesa, como a Villa Swagatam, na Índia, ou a Villa Albertine, nos Estados Unidos. No entanto, a Villa Fatumbi se destaca pelo seu modelo inovador e adaptável de rede-arquipélago: um espaço comum de diálogo no qual cada membro da Villa Fatumbi é autônomo e independente, ao mesmo tempo em que compartilha valores e uma visão comuns.

Esse programa de cooperação cultural propõe também um modelo inédito de intercâmbio entre a França, o Brasil e a África (Benim e Costa do Marfim), com o objetivo de promover a criação contemporânea e o desenvolvimento da economia criativa.

Inspirada no legado do fotógrafo francês Pierre Fatumbi Verger, reafirma a ambição de fortalecer os laços culturais entre a França, o Brasil e a África.

O programa Villa Fatumbi se dirige a artistas, profissionais das indústrias criativas, instituições, estruturas culturais e festivais dos três continentes que desejam estabelecer diálogos artísticos, realizar coproduções internacionais e promover eventos culturais em diferentes formatos e dimensões.

Esse novo dispositivo, ambicioso e horizontal, já conta com 25 membros — entre residências e instituições culturais — distribuídos em diversas cidades. No Brasil, estão presentes no Rio de Janeiro, Manaus, Salvador, Belém e São Paulo. Na França, participam as cidades de Lyon, La Rochelle e Nice. Já na África, a rede inclui Cotonou, no Benim, e Abidjan, na Costa do Marfim.

A Villa Fatumbi leva o nome do fotógrafo e pesquisador Pierre Fatumbi Verger, figura emblemática do diálogo entre as culturas europeias e afro-atlânticas. Ao longo de sua vida, o artista criou um vínculo profundo entre a França, o Brasil e a África, com destaque para sua relação especial com o Benim.

Rio de Janeiro
Manaus
Salvador
São Paulo
Lyon
La Rochelle
Nice
Cotonou
Abidjan
Rémire Montjoly
Cancale
Marseille
Nantes

A quem se destina o programa

Membros da Villa Fatumbi

  • França

    Rémire-Montjoly

    MAZ–Maison de la Photographie Guyane-Amazonie

    A Maison de la Photographie Guyane-Amazonie (MAZ), criada pela associação La Tête Dans les Images em 2012, promove a fotografia na Guiana e internacionalmente. Sua missão é despertar a consciência visual e formar cidadãos críticos. A MAZ desenvolve parcerias na América do Sul, Caribe e Europa, por meio de residências, exposições itinerantes e projetos colaborativos que conectam a cultura fotográfica amazônica ao mundo. Um dos seus projetos, PALM, envolve países europeus e, entre outros, o Brasil, com o objetivo de criar um corredor de intercâmbio sustentável entre a Amazônia e a Europa, incentivando a circulação de fotógrafos e o diálogo intercultural.

  • Brasil

    Conde (Paraíba)

    Arapuca Arte Residência

    A Residência Arapuca é uma iniciativa independente situada no litoral sul da Paraíba que promove a imersão artística em diálogo com a natureza, o território, a ancestralidade e os saberes populares. Desde 2011, acolhe artistas nacionais e internacionais em um espaço autônomo, com ateliês internos e externos voltados a práticas como escultura, pintura e instalação. A residência favorece processos colaborativos e a troca intercultural, mantendo, entre outras, parcerias com a École Supérieure d’Art de Limoges (ENSBA).

  • Brasil

    Rio de Janeiro

    Armazém da Utopia

    Com 33 anos de atuação, a Companhia Ensaio Aberto é uma das mais longevas do país e se destaca por ser reconhecida como de utilidade pública pelo município do Rio de Janeiro. A Companhia tem como referência a tradição do teatro épico e do teatro popular, promovendo, junto ao público, o pensamento crítico. A instituição vem conduzindo um movimento importante de articulação com coletivos de trajetória contínua e duradoura, com o objetivo de formar uma rede nacional e internacional de compartilhamento, circulação, apoio e acolhimento. Desenvolvemos um trabalho inovador e de referência na formação de público, por meio da “Ciência do Novo Público”, uma tecnologia social própria.

  • Brasil

    Salvador (Bahia)

    Fundação Pierre Verger

    Instituição multidisciplinar criada em 1988 pelo fotógrafo e pesquisador Pierre Verger, com o objetivo de preservar e divulgar sua obra, além de incentivar intercâmbios entre a África e o Brasil e mais especificamente entre a Bahia e os países do Golfo do Benim. A Fundação também desenvolve atividades voltadas para a comunidade do bairro popular onde está situada desde 2016, majoritariamente afrodescendente, consolidando-se como uma instituição sociocultural. A Fundação Pierre Verger se empenha especialmente na divulgação  e valorização da fotografia baiana e recebe fotógrafos e artistas africanos.

  • Brasil

    São Sebastião - Boiçucanga (São Paulo)

    Kaaysá Art Residency

    A Kaaysá Art Residency é uma residência artística multidisciplinar voltada a artistas visuais, escritores, dançarinos e performers cujos trabalhos dialogam com a Mata Atlântica, a natureza e as comunidades tradicionais, como caiçaras, indígenas e pescadores do litoral norte paulista. O Kaaysá é uma iniciativa independente, sem apoio de instituições públicas ou privadas, e depende das contribuições dos participantes. Desde sua fundação, em 2017, já recebeu mais de 700 artistas e 40 curadores.

  • Brasil

    Manaus (Amazonas)

    Labverde

    Criado em 2013, o LABVERDE é uma plataforma transdisciplinar na Amazônia brasileira dedicada ao desenvolvimento de linguagens artísticas sobre o meio ambiente. Promove residências artísticas, palestras, exposições, festivais, workshops e publicações para democratizar o conhecimento. Reúne artistas, cientistas, indígenas e outros agentes para reconhecer e narrar a natureza, buscando novas formas de interação com os ecossistemas. Criada por um coletivo de mulheres, a plataforma conecta uma rede diversa de profissionais e instituições locais e internacionais comprometidos com a preservação da sociobiodiversidade dos ecossistemas naturais.

  • Brasil

    Salvador (Bahia) e São Paulo (São Paulo)

    Pivô

    O Pivô atua como plataforma de intercâmbio e experimentação artística. Desde 2012, o Pivô funciona no Edifício Copan, no centro de São Paulo, e desde 2023 mantém sua sede em Salvador. O programa do Pivô envolve exposições, projetos comissionados, residências, publicações e ações públicas, sempre com foco no potencial crítico da arte contemporânea, situando a prática artística como ferramenta de investigação e reimaginação.  Recentemente, ele lançou Atlantic Threads, um projeto colaborativo e interdisciplinar que promove trocas artísticas e culturais entre contextos marcados por legados coloniais e desequilíbrios de poder.

  • Brasil

    São José do Vale do Rio Preto (Rio de Janeiro)

    Residência São João

    Localizada em uma fazenda histórica dedicada à produção agroecológica de café, a Residência São João fomenta o desenvolvimento de processos criativos e trabalhos artísticos, incentivando colaborações entre os participantes, interações com o entorno e a valorização de saberes e produções locais. Em diálogo com atores estratégicos dos grandes centros urbanos, aposta na ponte entre campo e cidade como forma de infundir visões e escutas ecológicas na produção cultural contemporânea.

  • Brasil

    São Paulo

    SESC São Paulo

    O Sesc é uma instituição privada sem fins lucrativos que atua nacionalmente, com 43 centros no Estado de São Paulo, oferecendo programas em Cultura, Educação, Esporte, Lazer e Saúde. Além da programação diária, organiza festivais importantes nas artes cênicas e musicais. Seus programas de residência artística oferecem hospedagem e espaços de trabalho, incluindo a Fazenda Serrinha para artes visuais. O Sesc-SP também mantém parcerias com instituições francesas, destacando-se por exposições, espetáculos e publicações conjuntas, como a biografia de Claude Lévi-Strauss.

  • Costa do Marfim | França

    Lyon - Abdijan

    Blanc Manioc

    Blanc Manioc é um selo musical independente criado em 2019, que atua como uma ponte criativa entre continentes e culturas, com sede em Lyon (França) e fortes conexões com a África Ocidental. Especializa-se em música afroeletrônica, mesclando ritmos tradicionais africanos com sons eletrônicos contemporâneos. Já lançou álbuns e compilações como Nyamakala Beats, TamaLyon e Anono Tapes. Além dos lançamentos, promove eventos e showcases entre a África e a Europa, e realizou uma pequena turnê no Brasil. Desde 2019, organiza o festival Maquis Electronic, na Costa do Marfim.

  • França

    Lyon

    BPM

    Com mais de vinte anos de experiência em eventos culturais, a BPM é uma agência de consultoria especializada em direção artística para eventos e espaços artísticos. Em parceria com Pedro Bertho, criou o Sonicas, um programa gratuito de formação em DJing e produção musical, focado em grupos frequentemente marginalizados na música eletrônica, especialmente LGBTQIA+ e minorias de gênero.

  • França

    La Rochelle

    Intermondes–Humanités océanes

    Intermondes – Humanidades Oceânicas é um espaço internacional de residência artística dedicado à criação contemporânea em todas as suas formas. Desde a sua fundação em 2003 pelo sociólogo Jean Duvignaud, cerca de 450 artistas de todo o mundo foram acolhidos. A Intermondes tem como prioridade acompanhar esses criadores emergentes em seu processo artístico, oferecendo-lhes espaços de trabalho, apoio material e uma expertise profissional de acompanhamento à criação, pesquisa e mediação.

  • França

    Plonéour –Lanvern

    Les Écuries du Nevez

    Situada na Finistère, em meio a uma criação de cavalos, a residência das Écuries du Nevez acolhe roteiristas, diretores, escritores, músicos e bailarinos brasileiros. A residência oferece um espaço privilegiado de criação para artistas brasileiros e uma porta de entrada para a França e a Europa, com a ideia de fomentar colaborações, coproduções e co-escritas entre os dois lados do Atlântico. Localizada em território rural, cercada por vacas e cavalos e próxima ao maior porto francês de pesca artesanal, a residência privilegia os residentes cujo trabalho aborda: a ruralidade, o universo dos cavalos, a agricultura, o mar, a relação com a natureza e a preservação ambiental. O grande cineasta pernambucano Marcelo Gomes residiu lá recentemente.

  • França

    Cajarc

    Maison des Arts Georges & Claude Pompidou

    Situado em um ambiente rural e turístico no sudoeste da França, a Maison des arts Georges et Claude Pompidou é um centro de arte contemporânea que reúne um espaço expositivo em Cajarc e uma residência internacional de artistas, as Maisons Daura, em Saint-Cirq-Lapopie. A missão do centro é apoiar a criação contemporânea por meio da produção e apresentação de obras de artistas emergentes ou já reconhecidos, com o objetivo constante de compartilhar a experiência da arte com o público mais amplo possível.

  • França

    Nantes

    Paradise, centre d’art contemporain

    Paradise é um projeto artístico em Nantes que oferece residências para artistas nacionais e internacionais. O espaço inclui apartamentos, atelier, área de exposição e pátio interno. Criado por dois arquitetos e dois artistas plásticos, Paradise oferece aos residentes uma bolsa de pesquisa, moradia e local para criar e expor. O projeto promove de 5 a 6 residências por ano, incentivando a criação artística e a interação com o público.

  • França

    Marseille

    Réseau Diagonal

    A Diagonal é uma rede francesa de centros fotográficos, criada em 2009, que apoia a criação e difusão da fotografia contemporânea. Presente em toda a França, incluindo a Guiana, reúne organizações sem fins lucrativos e prioriza a educação artística e cultural. A rede promove a troca de experiências e colaborações, e participa do programa com o desejo de integrar projetos focados na inclusão de jovens de bairros desfavorecidos.

  • França

    Nice

    Villa Arson

    A Villa Arson é uma instituição pública de ensino superior e pesquisa artística vinculada ao Ministério da Cultura, localizada em Nice e membro da Université Côte d’Azur. Inaugurada em 1972 em um ambiente excepcional, desde o início foi concebida como uma instituição inovadora que integra diferentes atividades: formação e pesquisa, exposições no centro de arte e residências com vocação internacional. A escola de arte, o centro de arte, o polo de residências internacionais e a biblioteca especializada formam um ecossistema único dedicado à criação contemporânea e ao apoio às novas gerações de artistas em direção a práticas profissionais.

  • França

    Cancale

    Villa Breizhanova

    A Villa Breizhanova é uma nova residência artística localizada no litoral da Bretanha, com vista para o Mont Saint-Michel. Criada por Yann Le Quellec, fundador da Cinémage (coprodutora de mais de 300 filmes, incluindo 3 Palmas de Ouro em Cannes), ela apoia artistas brasileiros das áreas de cinema, música, quadrinhos, artes têxteis e gastronomia, cujos trabalhos dialogam com o Brasil e a França. Além de oferecer um ambiente inspirador, proporciona encontros com profissionais franceses e apoio à difusão internacional das obras.

  • Benim

    Cotonou

    Laboratório Arts Contemporains

    Fundado em 2010 no Benim, o Laboratório Arts Contemporains nasceu do desejo de inserir a complexidade da estética vodun nas narrativas contemporâneas, além das visões fixas do exotismo ou da etnografia. Ancorado em uma abordagem de pesquisa-ação, o laboratório explora as questões contemporâneas. Espaço de experimentação coletiva, o Laboratório inclui uma incubadora de empresas culturais, uma residência imersiva (Le Loft Crealab), um espaço de exposição e uma rede de universidades parceiras na África e no Caribe. Cada programa é concebido como um ato de hospitalidade onde podem ressoar a criação artística, a inovação tecnológica aplicada à arte, as espiritualidades, o design e os desafios ambientais.

  • Brasil

    Belém (Pará)

    Associação Fotoativa

    A Associação Fotoativa é uma entidade cultural sem fins lucrativos, de interesse público estadual e municipal, fundada em 2000. Trata-se de um corpo-coletivo em atuação na cidade de Belém do Pará desde 1984, que propõe a fotografia e a imagem como meios para promover e desenvolver ações coletivas de reflexão, formação-educação, experimentação e pesquisa. Com identidade dinâmica e pedagogia de participação, seu trabalho busca fomentar o intercâmbio de conhecimentos, incentivando o descobrimento pessoal, o respeito aos Direitos Humanos, ao meio ambiente e ao patrimônio cultural amazônico — elementos centrais para uma transformação social. Em 2015, criou o programa Fotoativa em Residência, que passou a oferecer um espaço de acolhimento permanente para pesquisadores interessados em desenvolver projetos na região.

  • Brasil

    Belém (Pará)

    Empresa do Sensível

    Criada em 2022 por Camila Fialho, a Empresa do Sensível é uma plataforma móvel de criação, pesquisa e desenvolvimento de projetos em artes, sediada em Belém do Pará, Amazônia brasileira. Com foco em processos artísticos colaborativos, atua no campo da curadoria processual e dos acompanhamentos artísticos; na construção de cooperações interinstitucionais e internacionais para criação e desenvolvimento de projetos especiais, sobretudo voltados para as residências artísticas em formatos experimentais e nômades. A Empresa do Sensível desenvolve programas-pilotos de residências artísticas internacionais, sendo um deles em parceria com a MAZ (Guiana Francesa) que conecta o Pará e a Guiana Francesa para fortalecer redes culturais na Pan-Amazônia.

  • Brasil

    Rede das Alianças Francesas

    Presente em mais de 30 cidades brasileiras, a Rede das Alianças Francesas no Brasil é referência no ensino da língua francesa e na difusão da cultura francófona. Além de sua missão educativa, o conjunto das Alianças atua como um importante agente cultural, promovendo eventos, exposições, mostras e ações de intercâmbio artístico entre o Brasil e a França. Entre suas iniciativas mais relevantes está o Prix Photo Aliança Francesa, um concurso nacional de fotografia aberto a todos, profissionais e amadores. 

  • França

    Fontevraud (Pays de la Loire)

    NEF Animation

    A NEF Animation é uma associação profissional dedicada à pesquisa e à criação no campo do cinema de animação, sediada em Fontevraud (Pays de la Loire, França). Entre suas principais missões e ações, ela apoia a criação e o surgimento de novos talentos por meio de seus programas de residência dedicados à escrita e ao desenvolvimento de filmes de animação, incluindo a residência internacional coproduzida com a Abadia Real de Fontevraud e criada há quase 20 anos.

  • Brasil

    Rio de Janeiro

    Villa Ladeira

    A Villa Ladeira se inscreve na continuidade das atividades da galeria Salon H, em Paris, que promove artistas brasileiros na França e, em contrapartida, deseja possibilitar que artistas franceses vivenciem uma experiência única de residência no Brasil. Localizada no coração da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, a Villa oferece um ambiente propício para a criação de projetos ligados às questões ambientais, ao mesmo tempo em que está muito próxima de todos os espaços culturais da cidade.

Editais e oportunidades

A missão da Villa Fatumbi?

Impulsionar a cooperação cultural transatlântica

A Villa Fatumbi entende impulsionar a cooperação cultural transatlântica por meio de valores chaves como o diálogo (o outro como fonte de enriquecimento e construção mútua), a transmissão  (troca de saberes e experiências) ou ainda a diversidade cultural (reconhecimento da pluralidade das culturas e das artes).

  • 1

    Incentivar a criação artística

    Criar as melhores condições para que artistas possam desenvolver seus projetos, por meio de uma rede de residências artísticas distribuídas entre o Brasil, a África e a França.

  • 2

    Estimular cocriações e coproduções internacionais

    Promover encontros e colaborações entre profissionais das indústrias culturais e criativas, além de oferecer ações de formação e acompanhamento profissional para fortalecer os ecossistemas culturais locais.

  • 3

    Fortalecer a circulação das obras

    Apoiar a difusão de obras e ideias entre os diferentes territórios envolvidos, ampliando o alcance dos projetos artísticos e culturais.

perguntas frequentes

Não. A Villa Fatumbi não é um lugar único, mas sim uma rede descentralizada de residências artísticas e estruturas parceiras localizadas no Brasil, na África (Benim e Costa do Marfim, por enquanto) e na França. Cada membro funciona de forma autônoma, compartilhando valores e uma visão comum.

Não. As candidaturas não são feitas diretamente junto à Embaixada. Os artistas se inscrever por meio das residências participantes, de acordo com os editais, calendários e critérios específicos de cada uma. A lista de membros e as informações de contato estão disponíveis na seção “Membros da Villa Fatumbi”.

Você pode enviar sua proposta pelo formulário de contato. As propostas são analisadas ao longo do ano, de acordo com sua relevância e alinhamento com os objetivos do programa.
A duração varia conforme cada residência e depende do projeto, dos parceiros envolvidos e dos recursos disponíveis. As informações detalhadas serão divulgadas em breve, junto aos calendários de cada residência.

Formulário de interesse

Aviso legal: As informações disponibilizadas neste site são de responsabilidade exclusiva da Embaixada da França no Brasil. Os dados e conteúdos fornecidos por parceiros institucionais foram transmitidos com o seu devido consentimento e autorização. A Embaixada compromete-se a respeitar a veracidade das informações divulgadas e a garantir a conformidade com as normas de proteção de dados aplicáveis.

Embaixada da França no Brasil

SES, Av. das Nações, Quadra 801, Lote 04, Setor de Embaixadas Sul, Brasília – DF, 70404-900.