Ações formativas e workshops
Como parte da XVI Bienal Internacional de Dança do Ceará, o Consulado Geral da França em Recife está apoiando as apresentações de “After Slows” (Cie Aurelia, Rita Cioffi) e “Le Fil” (Sylvain Prunenec) em Fortaleza. Rita Cioffi e Sylvain Prunenec também participarão de masterclasses.
Além disso, como parte desta edição, os dois artistas se reunirão com a Paracuru Cia de Dança para uma residência criativa em outubro de 2024.
Sylvain Prunenec possui uma vasta experiência como intérprete, tendo trabalhado com renomados coreógrafos como Odile Duboc, Dominique Bagouet, Trisha Brown e Boris Charmatz. Desde 1995, cria espetáculos e performances plurais que combinam dança, texto, música ao vivo e artes visuais. Suas colaborações incluem artistas de diversas áreas, como a poetisa Anne-James Chaton, o escritor Mathieu Riboulet e o vocalista-improvisador Phil Minton.
Por sua vez, Rita Cioffi, após uma carreira como dançarina de balé na Itália, mudou-se para a França, onde foi atraída pela dança contemporânea. Ao longo dos anos, criou diversas peças apresentadas em festivais renomados na Europa e Canadá. “After Slows” será sua vigésima segunda criação.
“Le Fil”, do dançarino Sylvain Prunenec
O intérprete é um equilibrista ou um alpinista. Segue rigorosamente a linha da cumeeira, a corda bamba da escrita. Ao mesmo tempo, de um lado e de outro do caminho traçado, as infinitas possibilidades e ocorrências, expondo-o a um frágil desequilíbrio, uma espécie de tremor jubiloso e arrebatador. No fio, no caminho, há o passo medido. De um lado e de outro, a queda ou o voo.
“After Slows”, da coreógrafa Rita Cioffi
Estes corpos já experimentaram diversas danças, já as dançaram durante muito tempo. São como corpos de arquivo. Guardiões de um pedaço da história da dança que passou por eles. Depois de tantos anos de experiência, que abandono é ainda possível? Que desejo? Que desconhecido? Que confronto entre memória e imaginário? Que negociação com um corpo em mudança ?
Setor
Artes Performáticas e Visuais
localização
Nordeste
informações
Data:
28 de março de 2024
Local:
Terça-feira, 02/04
10h - Plataforma Longevidade do Corpo / Seminário "Envelhecimento na dança - o que perdura no corpo? - O que o envelhecimento traz para a dança?
Rita Cioffi (Itália) e Sylvain Prunenec (França)
Auditório da ADUFC
Quinta-feira, 03/04
10h - Masterclass - Sylvain Prunenec (França)
ICA - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará
10h - Masterclass - Rita Cioffi (França/Itália)
Sala de Dança Flávio Sampaio, Centro Cultural Porto Dragão
Quinta-feira, 04/04 :
19h - After Slows - Cie. Aurelia (França) / Rita Cioffi (Itália)
Teatro Dragão do Mar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Sábado 06/04 :
18h - Le Fil - Sylvain Prunenec (França)
Teatro B. de Paiva, Centro Cultural Porto Dragão
Organizador:
Consulado Geral da França em Recife
eventos relacionados
Batalha da Rede Juv (BDR): Participação du B-boy Chakal em Fortaleza
Na contagem regressiva para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, onde novas modalidades como skate e breakdance serão[...]
Exposição “L’avenir sera gazeux”, do artista francês Damien Malard, no Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa
Após sua residência artística na Arapuca Arte Residência, em Conde, o artista francês Damien Malard apresentará sua exposição na sala[...]