Em 2010, Mourad Merzouki convidou o quarteto de cordas Debussy para dividir o palco com dançarinos de hip-hop e, desde então, Boxe Boxe foi apresentado para quase 130.000 espectadores. O coreógrafo está recolocando as luvas para repensar a escrita dessa peça e está se unindo aos dançarinos cariocas que ele revelou em Agwa há quase dez anos para criar Boxe Boxe com as cores do Brasil, em uma versão original e explosiva. Esse projeto é emblemático da assinatura Käfig, com sua fertilização cruzada de mundos artísticos e sua abertura para o mundo.
“Conheci esses jovens dançarinos brasileiros na Bienal de Dança de Lyon em 2006. Sua maneira de se expressar me impressionou e me seduziu. A dança é sua forma de existir, de escapar das dificuldades da vida cotidiana. A jornada deles me tocou porque ecoou a minha própria, quando, ainda adolescente, percebi que a dança era a chave para encontrar meu lugar na sociedade. O desejo de criar para eles logo se tornou evidente. A Agwa nasceu em 2008. Desde então, uma aventura artística e humana foi escrita: muitos anos viajando pelo mundo e compartilhando a dança com energia incondicional. Hoje, quero lançar um novo desafio, para levá-los mais longe na exploração do movimento e na mistura de gêneros. Também é um desafio coreográfico para mim combinar o movimento dos dançarinos brasileiros com a peça Boxe Boxe (criada em 2010), escrita para outros corpos, e adaptar a dança deles a uma nova trilha musical, redesenhada com a ajuda do Quatuor Debussy. Revisitar uma criação é um exercício fascinante: resistir ao efêmero, provar que a dança é uma forma de arte viva que se adapta a corpos e energias, prolonga o prazer de uma apresentação. É um presente motivador, e estou muito feliz por apresentá-lo com esses fiéis companheiros. De acordo com o projeto artístico no qual venho trabalhando há 20 anos, essa recriação faz parte de uma dinâmica de abertura para o mundo, demonstrando mais uma vez o poder da dança de transcender fronteiras”.
Mourad Merzouki
Duração do espetáculo
1 hora
Público
Todos os públicos
Formatos
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