10 bolsas oferecidas para o 1º semestre de 2026, em parceria com a Aliança Francesa de Niterói.

Pelo 6º ano consecutivo, no âmbito do programa FRANCESCOLA da Embaixada da França no Brasil, o Serviço de Cooperação Educativa do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro lança uma chamada para candidaturas para 10 bolsas de fortalecimento linguístico destinadas a professores de e em francês da rede escolar pública de Rio de Janeiro, para o 1º semestre de 2026.

CALENDÁRIO INDICATIVO
– Envio das candidaturas: de 23 de janeiro a 8 de fevereiro de 2026
– Divulgação dos candidatos selecionados e testes de nível: meados de fevereiro de 2026
– Início das aulas: final de fevereiro de 2026
– Término das aulas: última semana de junho de 2026

CONTEÚDO
– Cursos regulares semanais de francês como língua estrangeira, on-line (3 a 4 aulas por semana, totalizando de 45 a 55 horas ao longo do semestre, conforme o nível), em grupo, após teste de nivelamento, organizados pela Aliança Francesa de Niterói.
– As bolsas são oferecidas para fortalecimento linguístico até o nível B2, inclusive, do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE E CRITÉRIOS EXIGIDOS
– Atuar como professor concursado ou contratado em uma escola pública situada no Estado do Rio de Janeiro, como professor de francês (EF1, EF2, EM), professor regente (EF1) ou como professor de disciplina não linguística (DNL) em francês (EF2, EM).
– No caso dos professores regentes e dos professores de DNL, a candidatura deverá demonstrar a existência de um projeto comprovado da escola de atuação para a introdução ou o fortalecimento do ensino do francês na(s) turma(s) do professor.
– A prioridade será dada 1. aos professores de escolas com projetos de francês reforçado e projetos bilíngues em francês e 2. aos professores que nunca tenham se beneficiado deste programa de bolsas.
– É exigida assiduidade mínima (75% das aulas frequentadas ao final do semestre). Caso contrário e na ausência de justificativa válida, o Consulado reserva-se o direito de solicitar o reembolso da bolsa.

MODALIDADES DE CANDIDATURA
– Formulário de candidatura e de compromisso preenchido e assinado (ver a aba ‘Documentação’ à direita desta página).
– Carta de recomendação da direção da escola ou da administração responsável (SME, SEEDUC…), explicando a adequação entre o desejo de reforço em francês do professor e o projeto da instituição.

ATENÇÃO: os diferentes documentos do dossiê de candidatura deverão ser reunidos em um único arquivo PDF e não deverão exceder 5 MB. Qualquer dossiê que não respeitar essa exigência será excluído do processo de seleção.

Os documentos devem ser enviados até domingo, 8 de fevereiro, às 23h59, à Sra. Louise Roudil louise.roudil@diplomatie.gouv.fr com cópia para a Sra. Julie Rochette julie.rochette@diplomatie.gouv.fr

Os candidatos selecionados serão contatados diretamente.

Setor

Língua Francesa e Educação

localização

Rio de Janeiro

informações

Início das inscrições:
23 de janeiro de 2026

Fim das inscrições:
8 de fevereiro de 2026

editais relacionados