Primeiro pianista francês a se formar na prestigiosa Academia “Incontri col Maestro” em Ímola (Itália), Maxime Zecchini venceu os concursos internacionais de Arcachon, do Forum de Normandie e ainda de Varenna-Lac de Como na Itália. Já apresentou em festivais e salas de prestígio: La Seine Musicale, Salle Gaveau, Théâtre du Châtelet, Ópera de Pequim, Ópera de Xangai, Conservatório Tchaikovsky em Moscou. Tocou com a Filarmônica de Kiev, a Orquestra Sinfônica Nacional da Malásia, a Orquestra Pasdeloup, a Orquestra Filarmônica de Capetown, a Orquestra Filarmônica de Joanesburgo, a Orquestra Sinfônica de Cuzco.
Sua gravação em 10 volumes e DVD de uma antologia de obras para a mão esquerda é inédita no mundo (selo Ad Vitam Records / PIAS). O projeto foi amplamente aclamado pela imprensa (Télérama, Diapason, Classica, Le Monde, Le Figaro) e foi objeto de inúmeras transmissões na France 4, TV5 Monde, France Info TV, France Musique, Radio Classique, France Inter, France Culture…
A ideia de explorar esse repertório, que compreende 600 obras, surgiu há alguns anos, quando estudei pela primeira vez o concerto de Maurice Ravel para a mão esquerda. A maravilha de ter a impressão de ouvir duas mãos quando apenas cinco dedos estavam tocando me fascinou. Essas peças demonstram as imensas possibilidades da mão esquerda que, graças à disposição dos dedos, sua flexibilidade natural e seu poderoso registro nos baixos do teclado, pode, sozinha, fazer com que o piano soe como uma orquestra. Há apenas três pianistas no mundo que executam essas peças, e estou muito feliz em poder compartilhar a inegável riqueza poética desse repertório, que é tão sensível quanto virtuoso e espetacular.
Maxime Zecchini
Duração do espetáculo
1h15 - sem intervalo
Público
Todos os públicos
Disponibilidades
Interessados
atividades complementares
Formatos
Documentação geral
Finanças
Apoio possível
Embaixada da França no Brasil
Pagamento de cachê completo
Associação Stella Sound
Pagamento da passagem internacional do pianista
A cargo de cada parceiro
Programas relacionados
The Human Seasons
Os problemas informáticos constituem o maior medo dos músicos da cena eletrônica. E um deles ocorreu numa noite de[...]
Fauré e Chopin: olhares cruzados
Nicolas Stavy já se apresentou em palcos de prestígio internacional, como o Festival de la Roque d’Anthéron, Festival piano aux[...]
Uma turnê pelo Brasil e pela América do Sul
Théo Fouchenneret ganhou o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Genebra em novembro de 2018, antes de ser nomeado "solista[...]